OBRIGADO POR SUA PRESENÇA AQUI

sábado, 1 de maio de 2010

DEUS ESTÁ A PROCURA DE CATADORES DE GRAVETOS


TEXTO – 1Reis 17. 9-16

Introdução - Quando falamos de catadores de gravetos, falamos de pessoas que se esforçam para está na brecha do muro perante a face do Senhor, gente que luta, intercede, que junta lenha para que o fogo continue ardendo sobre o altar. Ah! Como Deus procura! Um dia Ele foi até o seu servo Ezequiel e confessou seu lamento. Ez 22.30 “e busquei dentre eles um homem que estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não destruísse; mas a ninguém achei” – Deus procurou um só homem e não achou, e nós estamos vivendo estes mesmos dias de Ezequiel em que os reis são corruptos, os sacerdotes profanam as coisas de Deus e os profetas falam mentiras e palavras que agradam o ego das pessoas...

Mas no texto que lemos, fala de um homem e uma mulher diferentes, gente que age na dificuldade, gente que luta, gente que são verdadeiros catadores de gravetos. Mas quais são as características, o que aprendemos dos catadores de gravetos?


1- CATADORES DE GRAVETOS ENFRENTAM CRISES, TEMPESTADES

Elias era alguém assim forjado no meio das lutas, diz a bíblia que estava na companhia do rei Acabe, mas o Senhor o enviou para a beira do ribeiro de Querite=cortar=colocar no molde de Deus . Deus muitas vezes permite tempestades para que conheçamos que o senhor é Deus. Elias se viu numa “tempestade” de pensamentos, “Porque estou aqui?; “Qual o propósito disso tudo?”; mas diz a bíblia que ele fez como o Senhor lhe ordenara; e gente assim Deus cuida, se responsabiliza, sustenta. Ele ainda usa até mesmo corvos para abençoar os seus...(Por falar em corvos, lembro-me de Noé aquele que enfrentou uma grande tempestade, diz a bíblia que encerrado as chuvas e minguado as águas,ele soltou um corvo que ia e voltava, mas que depois não voltou mais, então Noé soltou uma pomba e ela voou e voltou para “Arca”, sete dias depois tornou a soltá-la e a pomba voltou a tardinha com uma folha de oliveira no bico. Você entende o mistério? Ainda hoje é assim quando as tempestades se avolumam, corvos e pombas buscam abrigar-se na “Arca” de Deus, pedem oração aos catadores de gravetos e quando a tempestade passa os “crentes corvos” vão e não voltam para agradecer a Deus; porém os “crentes pombas” eles voam, observam o habitat dos corvos mas voltam para “Arca”; porque corvo se alimenta de qualquer coisa, qualquer porcaria; pomba não; pomba sabe que na “Arca de Deus” tem pão, tem algo infinitamente melhor. “Crente pomba” volta para agradecer com um testemunho no bico, uma folha de oliveira como que dizendo “Deus é fiel, Ele cumpre suas promessas, sou testemunha da sua fidelidade!”). Me permita: - “Oh Glória!, Aleluia!”.

Elias viu o riacho secar, mas escute , quando a fonte seca Deus sempre diz “LEVANTA-TE E VAI”, há alguém que ordenei, uma viúva que te sustente; e diz a bíblia que Elias a encontra catando gravetos. Uma pobre viúva no meio de uma “tempestade” de escassez, mas estava catando gravetos. Escute; Deus tem negócio com catadores de gravetos! Ele te conhece, sabe a tua luta , Ele é “DEUS DE SURPRESA”


2-CATADORES DE GRAVETOS RECEBEM VISITA DO CÉU, VISITA SOBRENATURAL

Aquela viúva pensava ser a sua última refeição, quantas vezes estamos assim , pensando que é o fim, mas como disse; Deus é Deus de surpresa; Ele projeta e decreta algo além daquilo que pedimos ou pensamos, Ele envia visitante até você ...(Lembro-me do Apóstolo Paulo um catador de gravetos no meio de uma tempestade, Atos27, o barco era açoitado pelas ondas e não havia esperança de salvar-se, mas diz bíblia no verso 25 que Paulo recebeu uma visita do Céu, “O ANJO DE DEUS, DE QUEM EU SOU E A QUEM EU SIRVO, ESTEVE COMIGO”.) Me permita: “Oh Glória!, Aleluia! Quando cremos no Senhor=Dono=Proprietário Jesus Cristo, Ele sempre ESTARÁ CONOSCO! Há visita do Céu para nossa vida! Foi assim com a viúva de SAREPTA=LUGAR DE FUNDIÇÃO= Refinamento de Deus, ela pensava que não sobreviveria na têmpera do crisol, mas o Senhor permite a fundição não para destruição, mas para PURIFICAÇÃO e para AGREGAR VALORES a tua existência. Eis porque recebem visita do Céu:

3-CATADORES DE GRAVETOS PRIORIZAM DEUS NAS SUAS VIDAS

Quando Elias pediu água foi buscar, quando Elias pediu que fizesse primeiro o bolo para ele, ela não titubeou, ela creu na palavra do homem de Deus... A Palavra de Deus vale mais que os nossos poucos ou grandes recursos... O Senhor disse Mt 6. 33 “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Como tem sido esquecido esse simples, porém maravilhoso ensinamento do Senhor; catadores de gravetos priorizam esta Palavra. Lembra de Paulo (atos 27) ele confiou na Palavra, ele priorizava Deus na sua vida, quatorze dias de tempestade todos pensando que era o fim, porém Paulo tinha palavra de ânimo para tripulação , Aleluia! Quantos procuram catadores de gravetos para ouvir uma palavra de ânimo,de esperança... Diz a bíblia que Paulo convidou a tripulação, deu graças pelo pão e comeu, fico imaginando o quadro, um clima de insegurança todos pensando o pior, mas Paulo está confiante no Senhor, dar graças no meio da tempestade e chama a atenção de duzentos e setenta e cinco almas ao seu redor. Escute, priorize Deus na tua vida, Deus vai te usar para impactar todos ao teu redor. Pense na viúva, certamente havia alguém já esperando com medo de ter que ajudá-la, Mas grande foi a SURPRESA ! Para todos em derredor, sabe porque?


4-CATADORES DE GRAVETOS SÃO SUSTENTADOS PELO SENHOR

Diz a bíblia que a viúva entrou, fez o bolo para o Profeta, versículo 15 “E foi ela e fez conforme a Palavra de Elias; e assim comeu ela, ele e a sua casa muitos dias” Aleluia! Você percebe aqui o princípio do dízimo. Quando priorizamos a Deus separando em primeiro lugar a parte dele, Ele te abençoa, Ele te surpreende, Ele te sustenta! Oh Glória! Ele te preserva na luta, na tempestade, no dia da tua adversidade! Aleluia! Basta você fazer o teu melhor para Ele! , Exerça a mordomia cristã em tudo na tua vida!
Mas infelizmente quando nós fazemos o nosso melhor, sempre tem alguém para nos apontar, alguém para tecer comentários ao nosso respeito; “Esse irmão só quer ser o santo” “Aquela irmã quer ser melhor que todo mundo” ou seja quando buscamos fazer algo para Deus sempre aparece uma cobra pra nos morder!. Lembra do Apóstolo Paulo, Deus guardou e sustentou ele na tempestade, o Senhor ama catadores de gravetos; diz a bíblia que Deus livrou Paulo de ser morto, e para isso usou um corvo centurião At27.43, e quando chegou a ilha de MALTA=REFÚGIO, cansado do naufrágio, o que Paulo fez, foi descansar? Não! Paulo foi catar gravetos, ele queria esquentar aqueles que estão frios, Aleluia! Atos 28. 3 “E havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão”. Mas escute toda arma preparada contra ti não prosperará, o mesmo fogo que você alimenta com a tua lenha, vai consumir as víboras que se levantarem na tua vida. Aleluia! Deus sustenta de pé os catadores de gravetos! Muitos estão como que esperando ver você cair, mas acredite o Senhor vai surpreender todos eles, muitos vão mudar de opinião ao teu respeito! leia Atos 28. 4-6 Antes pensavam que Paulo era um homicida, por fim, diziam que Paulo era um “deus”! Muitos pensavam que a viúva ia pedir o bolsa-família a Acabe, mas Deus sustenta catadores de gravetos! GENTE QUE APESAR DAS PRIVAÇÕES, CRÊEM NO DEUS DAS PROVISÕES!!!

5-CATADORES DE GRAVETOS VÊEM A GLÓRIA DE DEUS

1 Reis 17. 16 “Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a Palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias” Aleluia! Aquela viúva viu a Glória de Deus! Tudo parecia contrário, sem jeito, sem solução, sem saída. Quantos estão assim sem perspectiva, no fundo do poço querendo tirar a própria vida; mas OUÇA, ELE disse João 11.40 “NÃO TE HEI DITO QUE SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS?” Certa vez observei uma frase que dizia: NÃO EXISTE POÇO TÃO PROFUNDO, QUE A MÃO DE DEUS NÃO ALCANSE!!! Creia DEUS tem RESPOSTA para tua vida, JESUS É A RESPOSTA PARA O AFLITO.....
Paulo viu a Glória de Deus, ele orava pelos enfermos e o Senhor derramou da sua Glória, vidas foram salvas, curadas e libertas na ilha de Malta. Deus se manifestou naquele lugar! Escute, você pode ouvir, Deus está chamando, procurando catadores de gravetos para manifestar a sua Glória.
Ele continua o mesmo, não mudou, ESTÁ A PROCURA DE CATADORES DE GRAVETOS, vez por outra, Ele encontra, são pessoas simples, vivenciando tempestades, joelhos gastos no altar, mas aí algo acontece, os céus se abrem, o som festivo do Céu rompe o silêncio de Deus; ALELUIA! É ELE, nada se compara a VOZ DELE, Glória pois a ELE ETERNAMENTE AMÉM.
Pastor Honorato Santos-SURUBIM-PE

12 comentários:

  1. Caro pastor Honorato, que grande alegria receber do nobre colega, palavras tão amáveis em meu pequeno Blog - O ARAUTO.
    Pude conhecer seu precioso Blog, e me alegrei sobremodo, pelo amor a Palavra de Deus - que se revelam nas importantes mensagens. Que Deus prossiga te abençoando.

    Pastor Marcos Antonio
    Assembléia de Deus em Hyannis, MA - U.S.A.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz
    Pr.Honorato,que Deus continue lhe abençoando juntamente com sua família, nessa jornada.Parabéns pelo Blog, e pelas mensagens aqui registradas.
    Em Cristo

    Cláudia Mariz
    http://saronperfume.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que Jesus continue te abencoando!!!!! Palavra poderosa... Pazzz

    ResponderExcluir
  4. palavra maravilhosa, vou pregar sobre este tema no domingo, lendo seu texto meu coração de encheu da presença de Deus !!!!

    ResponderExcluir
  5. palavra maravilhosa, vou pregar sobre este tema no domingo, lendo seu texto meu coração se encheu da presença de Deus !!!

    ResponderExcluir
  6. Pastor Bom dia a paz do senhor Jesus Cristo Deus abençoe muito sua vida

    ResponderExcluir
  7. BOA ESSA PALAVRA;
    DEUS É FIEL IRMÃO.
    DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  8. Linda palavra e muito bem explicada pelo pastor.minha família é de gravata-pe, a paz!

    ResponderExcluir
  9. Glória Deus. Palavras gloriosa que Deus continue lhe abençoando pr

    ResponderExcluir
  10. Glória a Deus por esta palavra tão desvendado mistérios! Tão edificante!

    ResponderExcluir
  11. Recebi o fogo destes gravetos recolhidos por voce pastor, muito obrigado por esta linda iniciativa que Deus continue te abençoando dessa forma!

    ResponderExcluir