OBRIGADO POR SUA PRESENÇA AQUI

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DESCENDO PARA CONQUISTAR VITÓRIAS - 2Sm 5. 17-25





Introdução : A história de Davi nos ensina lições a cada instante, cada fragmento das suas jornadas nos inspira, e ilumina nosso espírito, numa busca ainda maior pela dependência total de nossas vidas ao Senhor nosso Deus. O capítulo 5 de (2Sm), nos mostra o momento mais importante na vida de Davi, pelo menos no que diz respeito a sua vida pública, que depois de reinar “sete anos e seis meses” (2Sm 2.11) em Hebrom, agora ele é coroado sobre todo Israel..., Davi está vivendo seus dias mais significativos, dias de “POSSE DE PROMESSAS”, podemos perceber sua alegria através dos nomes de seus filhos que nasceram em Jerusalém:
SAMUA=FAMA,
SOBABE=RESTAURADO,
NATÃ=ELE DEU,
SALOMÃO=PACÍFICO,
IBAR=DEUS ESCOLHEU,
ELISUA=DEUS É FORÇA,
NEFEGUE=RENOVO,
JAFIA=BRILHANDO.
Agora atente para os três últimos que antecede o nosso texto, onde aparece o segredo para conquistar vitórias, e desvendamos o grande ENIGMA de suas conquistas: (II Samuel 5:16 - E Elisama, e Eliada, e Elifelete.)Aleluia!

Sabe porque Davi aprendeu a esperar, a confiar, a depender totalmente, a descer na presença do Senhor?

1-ELISAMA=DEUS OUVE

Davi sabia que o Senhor é um Deus que ouve, no texto que lemos podemos constatar essa verdade, como também que somos ouvidos por nossos inimigos vê só: (II Sm 5:17,18 - Ouvindo, pois, os filisteus que haviam ungido a Davi rei sobre Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, desceu à fortaleza. E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim.). Sempre que tomamos posse de uma grande vitória se levantam inimigos no vale dos Refains=dos gigantes, mas ouça, só tem uma maneira de vencermos gigantes, é descendo, o texto diz que Davi DESCEU a fortaleza. Davi tinha experiência em situações assim, lembra da peleja contra Golias? Davi desceu ao ribeiro... Escute: Quando a luta se avoluma, só temos um único e suficiente recurso “DESCER!”
Quantos hoje se dizem evangélicos, mas não sabem descer, pensam que podem enfrentar os desafios da vida, com as mesmas armas do seu oponente, mas essa atitude os levará a ruína, por isso Davi rejeitou as armas e vestes de Saul, e desceu, porque as armas do crente são diferentes. Servo do Senhor tem linguajar diferente, trajes diferentes, e estratégias diferentes, PARA SE CONQUISTAR VITÓRIA É PRECISO DESCER! Quando falo em descer, falo em buscar o Senhor em oração, em jejum, em madrugadas de joelhos na presença de um Deus grande que OUVE E CONHECE AQUELES QUE SÃO SEUS.
Vê porque Saul foi rejeitado? (I Cr 10:14 - E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.)
Porque o rei Ezequias (II Reis 20) foi ouvido, mesmo sentenciado pelo próprio Médico dos médicos diagnosticando morte certa..., e o rei Asa não foi ouvido (II Cr 16:12 - E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas antes os médicos.) veja o que diz (II Cr 7:14 - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra), quantos pregadores já não pregam essa palavra...só se ver prosperidade...campanhas... sementes... blá, blá , blá..., mas para você vencer, você tem que DESCER!

DESCER DA FANTASIA ESPIRITUAL
DESCER DA ESPECULAÇÃO FINANCEIRA NO BANCO DO CÉU
DESCER DESSA POSIÇÃO DE BARGANHISTA
DESCER PARA ESTAR AOS PÉS DO SENHOR !
(Lm 3:29 - Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança).

A Bíblia está cheia de exemplos: Rei Uzias (II Cr 26:5 - Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.)
Davi desceu a fortaleza, Davi sabia que sua fortaleza estava no Senhor seu Deus (II Sm 5:19 - E Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.)Aleluia! O nosso Deus não só ouve, mas tem resposta para o coração aflito. Ouça: Desça, busque ao Senhor, ELE TEM RESPOSTA PARA TUA VIDA!
( Jr 33:3 - Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.)
ELE OUVE! ELE OUVE!! E TEM RESPOSTA PARA VOÇÊ! Vê o que aconteceu?
(II Sm 5:20 - Então foi Davi a Baal-Perazim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o SENHOR a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim.)OH GLÓRIA! O SENHOR VAI ROMPER TODA BARREIRA NA TUA VIDA! ELE TEM OUVIDO A TUA ORAÇÃO, TE PREPARA PARA UM NOVO TEMPO NA TUA VIDA! Sabe porque?

2-ELIADA=DEUS CONHECE


Davi tinha convicção dessa verdade, (I Cr 17:18 - Que mais te dirá Davi, acerca da honra feita a teu servo? Porém tu conheces bem a teu servo.)Aleluia! O nosso Deus nos conhece! Costumo dizer que nós amamos “porque” é bonito, é favorável, é vantajoso..., Deus ama não porque, mas apesar de..., apesar de ser o que somos, de toda imundície que praticamos, apesar de nos conhecer, ainda assim Ele nos ama... Lembra da mulher samaritana? Apesar de ser mulher samaritana, ser alguém de vida irregular, ainda assim foi ao seu encontro para saciar sua sede, irrigar seu coração desidratado, e fazer jorrar águas vivas do seu interior.... Escute: Ele conhece você, ele anda nos corredores da tua alma, (Sl 103:14 - Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.), conhece tua luta, teu sofrimento, e as afrontas do teu inimigo....
O texto diz (II Sm 5:18 - E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim.), tem momentos na nossa vida que estamos como Davi, diante de um vale de Refaim=gigantes, mas Davi diante das investidas dos filisteus, buscou o Deus que conhece os caminhos de vitória. (II Sm 5:23 - E Davi consultou ao SENHOR, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles por defronte das amoreiras.)Aleluia! Você percebe a dependência do servo Davi? Ele bem que poderia ir a batalha novamente, mas ouça, cada dia Deus tem um algo novo, uma estratégia nova, uma direção especial para tua vida!
Ouça: NÃO SE PRECIPITE, BUSQUE A DIREÇÃO DE DEUS PARA TUA VIDA!

A CADA MANHÃ TEM MISERICÓRDIA NOVA (Lm 3.22,23)
A CADA MANHÃ TEM ORVALHO DO CÉU (Os 14.15)
A CADA MANHÃ TEM ALEGRIA NOVA (Sl 30. 5)
A CADA MANHÃ TEM UM CAMINHO NOVO (Dt 5:33 - Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.)Aleluia! A cada manhã Davi DESCIA e consultava o Senhor que conhece todas as coisas(Sl 1:6 - Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.) vê só!

3-ELIFELETE=DEUS FAZ

Davi no Salmo 29 nos exorta a louvar, e dar ao Senhor a glória devida ao seu nome, pois sua voz é poderosa na terra, cheia de majestade, quebra os cedros do Líbano, e faz os saltar como bezerro, faz tremer o deserto de Cades, faz parir as cervas e desnuda as brenhas, e quando damos a Ele a glória devida, vê o que acontece! (Salmos 29:11 - O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz.)Aleluia!
(Jó 5:9 - Ele faz coisas tão grandiosas, que não se podem esquadrinhar, e tantas maravilhas que se não podem contar.)

Davi tinha essa experiência com o Deus que faz, de modo que aguardou o sinal verde de Deus para atacar(II Sm 5:24 - E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o SENHOR saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.) Oh Glória!
Você pode ouvir? Há um estrondo de marcha tomando a dianteira de 2012, talvez você tem aguardado há muito tempo, você tem olhado para as “amoras” (o nome amora vem do latim morari que significa “demorar”)talvez esteja demorando chegar a tua vitória, mas o exército do Senhor já vem marchando por cima dessa “demora”, não pense que Ele vem atrás, não! Ele tomou a dianteira para fazer os teus inimigos derrotados diante de ti..., (II Sm 5:25 - E fez Davi assim como o SENHOR lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Gibeá, até chegar a Gezer.)Aleluia!VALE A PENA DESCER!

NATAL É O SENHOR JESUS DESCENDO, PARA CONQUISTAR PARA NÓS UMA GRANDE VITÓRIA , essa é a maior história jamais contada..., desde os dias antigos, Deus tem descido para dar vitória ao povo, lembra do Egito? (Êxodo 3:7,8 - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.) Escute: SÓ EXISTE UMA MANEIRA DE SERMOS VITORIOSOS, DESCENDO! POIS QUANDO DESCEMOS ALCANSAMOS O ALTO E SUBLIME TRONO
(Isaías 57:15) - Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

DESÇA PARA ESTÁ COM O SENHOR!
ELE JÁ PREPAROU UMA GRANDE VITÓRIA PARA VOCÊ EM 2012!
QUE DEUS VOS ABENÇOE ABUNDANTEMENTE.

Pr. Honorato José dos Santos

3 comentários:

  1. chega mais um natal, com ele luzes e muitos enfeites. Mas, o mais lindo enfeite de um natal é um grande sorriso - que sua vida tenha grandes enfeites - lamarque

    ResponderExcluir
  2. !Obrigado Pr.Hanorato!
    Recebo essa Palavra em Nome de Jesus!
    Feliz Natal para voce e toda sua familia!
    Creio que Deus tem o Melhor DEle preparado para os que o amam!
    Miss. Rosiane

    ResponderExcluir