OBRIGADO POR SUA PRESENÇA AQUI

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O SEGUIDOR E O SEGUIDO - Mc 14. 51,52



Introdução: Quando escuto esses pregadores de “rosas” cujo compromisso é o seu próprio ventre, fico imaginando como Deus é longânime, entretanto Paulo nos alerta sobre tais embusteiros em 2Co11, quando nos ensina que muitos tem se apartado da simplicidade que há em Cristo Jesus, gente que prega outro “evangelho”, recebem outro “espírito” e outro “jesus”, um “jesus assim, moderno”... mas ainda em Gl 1.9b diz “...se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”. Quantas palavras bonitas e suaves para o coração das pessoas, não digo que isso seja ruim, porém o JESUS que se revela na Bíblia quando fazia banquete, tinha FOGO=PODER, tinha PÃO=ALIMENTO, PALAVRAS BOAS e tinha PEIXE=DOUTRINA,ENSINAMENTO, peixe se come devagar porque tem “espinhas”...

Quase ninguém quer pregar “PEIXE”, só “FOGO” e “PÃO”, eis uma das espinhas do PEIXE que vos trago, Jo 15.20a diz “Lembrai-vos da Palavra que vos disse: Não é o servo maior do que seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós...”

No texto acima Jesus acabara de ser preso, seus discípulos haviam fugido e agora está sendo levado perante o sinédrio , nesse trajeto uma coisa curiosa acontece! “Um jovem seguia Jesus envolto em um lençol...” – Só o evangelho de Marcos relata esse fato, que a 1ª vista, parece ser banal sem significado, mas olhando atentamente para o texto vislumbramos uma parábola extraordinária, de um profundo sentido profético. Marcos pôde observar nas entrelinhas dos acontecimentos algo um tanto curioso.
Há quem diga que o jovem era o próprio Marcos...

Mas o que podemos aprender desse texto? O que nos revela essa pequena parábola?

1-ENQUANTO O SEGUIDOR DORME, AQUELE QUE É SEGUIDO VELA , E TE ACORDA PARA SENDA DE VITÓRIA
Mc 14. 51a”E um certo mancebo o seguia envolto em um lençol sobre o corpo nu...”

Quando lemos essa 1ª parte do texto fica subentendido ou seja entendemos embora não esteja claro ou expresso no texto, que aquele jovem dormia, e devido as circunstancias acordado pelo alvoroço, levanta-se e sai as ruas seguindo Jesus enrolado num lençol ...
Mas e Jesus, onde estava? Jesus estava no monte das oliveiras orando, vigiando, preparando-se para nos dar uma grande vitória; diz a Bíblia que o Senhor foi para o Getsêmani orar, e em Mc14.33,34 diz “E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João e começou a ter pavor e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte: ficai aqui e vigiai” – Mas diz a Bíblia que até os mais chegados dos discípulos; Jesus os encontrou DORMINDO. Porque?

1)Porque o Senhor Jesus já havia dito (Mt18.19 “Em verdade vos digo que, se dois dentre vós, concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus”) você percebe o porque de todos dormirem? Jesus estava sozinho em oração, aquilo foi necessário senão estávamos perdidos...

2)Porque Deus é JEOVÁ-JIREH=O SENHOR PROVÊ, Ele é especialista em edificar, em guardar, em suprir, em projetar algo enquanto dormimos (Sl 127.1,2 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; AOS SEUS AMADOS ELE O DÁ ENQUANTO DORMEM”) Oh Glória! – Não estou pregando a “PREGUIÇA”, não! - PREGO A DEPENDÊNCIA de Deus! Esse texto trata de dois modos de agir : um, um esforço de alguém que confia na sua própria força e conhecimento com ansioso cuidado; dois, alguém que trabalha pacientemente, confiado em DEUS! – Para esses que descansam no Senhor AGUARDEM, GRANDE É A SURPRESA!

Ele trabalha enquanto você dorme! Lembra de Adão? Foi dormir e quando acordou certamente ficou maravilhado com Eva (Gn2.21,22) ALELUIA! ADÃO VIU PELA 1ª VEZ A OBRA MAIS LINDA DA CRIAÇÃO! A MULHER!!! – Pedro dormia na prisão mais a Igreja orava, e o anjo foi lá para livrá-lo. (At 12.7,8) – Aquele jovem dormia sem esperança de Vida Eterna, sem saber a quem seguir, mas Jesus ORAVA, VELAVA POR NÓS (Jo 17.9,20) projetando um plano maravilhoso, Jesus assumia uma posição: “EU PAGO O PREÇO!, ACORDA, VEM COMO ESTÁS E SEGUE-ME! Ouça: Paulo diz em (Ef5.14 “Desperta , ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.”)
É TEMPO DE DESPERTAR PARA SEGUIR A JESUS!

2-O SEGUIDOR SOFRE O MESMO QUE O SEGUIDO
Mt 14.51b “E lançaram-lhe as mãos,”


Seguir Jesus nem sempre é esse “dia de sol” que muitos apregoam, tem dias “nublados”, e “noites escuras”. Paulo depois de ser apedrejado e quase morto, levantou-se e seguiu adiante... (At 14.21,22 “E tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, POIS QUE POR MUITAS TRIBULAÇÕES NOS IMPORTA ENTRAR NO REINO DE DEUS”) Você percebe o quanto escutamos de “palavras boas” e “afáveis” aos corações das pessoas?; porém o evangelho que conheço diz em (Fp 1.29 “Porque a vós foi concedido, em relação a Cristo, NÃO SOMENTE CRER NELE, COMO TAMBÉM PADECER POR ELE”) – Peixe tem espinhas, mas é bom, ... Alimento de baixa caloria, o peixe atua como coadjuvante na produção de energia, ajuda o corpo a aproveitar melhor vitaminas e minerais e ainda reduz o risco de problemas no coração. Quanta gente se alimentando de “evangelhos enlatados, embutidos e defumados” , CUIDADO! ...
COMA PEIXE!

Aquele Jovem não tinha feito nada, não cometeu crime algum, (lembra de Jo15.20 “se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós”)mas lançaram as mãos sobre ele, seguir a Jesus implica ser alvo das mãos que foram lançadas sobre Ele anteriormente no Getsêmani (Mc 14.46 “E lançaram-lhe as mãos e o prenderam.”), levaram Jesus a presença de Anás sumo sacerdote que debaixo de bofetadas o envia ao seu genro Caifás, este, forjando diversas acusações o leva a presença de Pilatos, onde mais uma vez é humilhado e surrado. No calvário SUAS VESTES SÃO TIRADAS, é crucificado e exposto semi-nu para zombaria de todos...
O maravilhoso é que desta grande tragédia obtivemos o maior dos trunfos
Desse fracasso o maior dos sucessos , das trevas do Gólgota surgiu eterna luz.
Jesus foi desamparado para que fôssemos amparados
Jesus foi ferido para que fôssemos sarados
Se Ele tivesse se salvado, não podia salvar-nos
Se Ele tivesse fugido da cruz, para lá nós iríamos
Jesus sofreu como maldito para nos tornar benditos

Mas escute: Quem o segue sofrerá perseguições (2Tm 2.1-3),(Mt10.22 “sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.”),(Jo 16.33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, MAS TENDE BOM ÂNIMO,EU VENCI O MUNDO”)

3-O SEGUIDOR TRIUNFA ASSIM COMO SEGUIDO
Mt 14.52 “Mas ele, largando o lençol, fugiu nu.”


Aquele jovem largou tudo, nada prendia ele, estava livre, fugiu vitorioso..., quantas vidas não estão aprisionadas por coisas materiais, e vez por outra vem alguém e lança suas mãos sobre elas, nessa hora temos de tomar uma decisão; isso acontece constantemente nas cidades. – “É UM ASSALTO!”, “OS LENÇÓIS OU A VIDA!” . Até a polícia orienta as pessoas a não reagirem..., quantos não morrem porque não querem abrir mão de alguma coisa... ; Ouça: Para triunfarmos precisamos abrir mão de alguma coisa, o Senhor Jesus disse ao jovem rico “FALTA-TE UMA COISA”(Mc10.21), NÃO DEVEMOS NOS PRENDER A NADA!. Diz a Bíblia em 1Tm 6.7 “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que NADA PODEMOS LEVAR DELE”, quanta corrida para nada! Aquele jovem sabia que a vida era mais importante que o invólucro, que os lençóis...Jesus pregou isso (Mt 6.24,25 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. NÃO É A VIDA mais que o mantimento, e O CORPO MAIS QUE O VESTIDO?”) LARGA TUDO!
( 2Cr25.9b “...MAIS TEM O SENHOR QUE TE DAR DO QUE ISSO.)

Diz a Bíblia que quando Jesus morreu, José de Arimatéia e Nicodemos fizeram seu sepultamento (Mc15.46 ”O qual comprara UM LENÇOL fino, e tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para porta do sepulcro”), passou o sábado, porém no domingo brotou água da rocha, BROTOU VIDA! . As mulheres que foram visitar o túmulo se depararam com um serviçal daquele moribundo da cruz (Mt 28.3 “E o seu aspecto era como relâmpago, e o seu vestido branco como a neve.” Verso 6 “ELE NÃO ESTÁ AQUI, PORQUE RESSUSCITOU, COMO HAVIA DITO. VINDE, VEDE O LUGAR O LUGAR ONDE O SENHOR JAZIA) ALELUIA! – Foram avisar os discípulos, Pedro e João correram, João chegou primeiro (Jo20.5,6 “E abaixando-se, VIU NO CHÃO OS LENÇÓIS; todavia não entrou. Chegou pois Simão Pedro...E VIU NO CHÃO OS LENÇÓIS)

Do mesmo modo, como os soldados ficaram apenas com o lençol daquele jovem , porque ele escapou; assim os sacerdotes, Pilatos e Herodes ficaram com os lençóis deixados no sepulcro.
O SENHOR VIVE!! ELE TRIUNFOU SOBRE SEUS INMIGOS E SOBRE A MORTE!! Ele disse (Jo11.25 “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim ainda que esteja morto viverá”) CREIA NISSO E VOCE VERÁ!
O CORPO É COMO UM LENÇOL, UMA MORTALHA NA QUAL HABITA UMA VIDA, QUE A MORTE NÃO PODE TOCAR.(Jo 5.24 “ Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, E NÃO ENTRARÁ EM CONDENAÇÃO MAS PASSOU DA MORTE PARA VIDA’) NÃO EXISTE TRIUNFO MAIOR QUE ESTE !

ACORDA , JESUS TE CHAMA PARA SEGUÍ-LO
SOFRE COMO PAULO AS AFLIÇÕES DE CRISTO
TUA VITÓRIA É CERTA, AQUELE QUE TU SEGUES VENCEU O MUNDO

Pastor Honorato José dos Santos

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto. Paz querido!

    ResponderExcluir
  2. Deus falou comigo de forma toda especial, estava orando e Deus me deu essa passagem. Pela primeira vez, eu li sobre esse jovem, depois de ler essa passagem tantas vezes, só agora percebi esse trecho. Depois de ler Marcos 14.51 resolvi investigar, esse texto foi peixe para minha alma. Deus abençoe sua vida Pastor Honorato.

    ResponderExcluir
  3. O texto é mais q isso.
    Mad ja esta de bom tamanho

    ResponderExcluir