OBRIGADO POR SUA PRESENÇA AQUI

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PORVENTURA, SABES TU COMO DEUS OPERA? - Jó 37. 15a



INTRODUÇÃO: Quantas vezes questionamos o trabalhar de Deus, até mesmo Jó na fervura da fornalha disse: (Jó 23:3-5 - Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! Então me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, e a minha boca encheria de argumentos. Saberia as palavras com que ele me responderia, e entenderia o que me dissesse.)
Você percebe como temos a mania de querer expor para Deus nossa contestação, nossa queixa? Mas quando Jó esteve diante do tribunal e ouviu as palavras do Altíssimo vê o que aconteceu! (Jó 40:1-8 - RESPONDEU mais o SENHOR a Jó, dizendo: Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argüi assim a Deus, responda por isso. Então Jó respondeu ao SENHOR, dizendo: Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca. Uma vez tenho falado, e não replicarei; ou ainda duas vezes, porém não prosseguirei. Então o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me explicarás. Porventura também tornarás tu vão o meu juízo, ou tu me condenarás, para te justificares?) Escute: O Senhor nosso Deus é soberano, PORVENTURA, SABES TU COMO DEUS OPERA? Lembro aqui das palavras de Paulo: (Romanos 11:33-36 - Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.)

PORVENTURA, SABES TU COMO DEUS OPERA? A Bíblia diz em 2 Reis 6,7 que Israel estava cercado pelos sírios, e nada entrava ou saía na cidade, o inimigo foi minando os recursos, a fome disse eis aqui, até que uma cabeça de jumento virou preciosidade, e esterco de pombo o mais fino caviar..., o rei presenciou uma discussão inimaginável, vê só (II Reis 6:28,29 - Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.). O rei rasgou suas vestes..., mas colocou a culpa no homem de Deus, Elizeu. Enviou seu capitão para prendê-lo, entretanto foi recebido com uma Palavra (II Reis 7:1 - ENTÃO disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.), porém disse o capitão: (II Reis 7:2 - ...Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.) 0uça: Nunca subestime a Palavra do Senhor, PORVENTURA, SABES TU COMO DEUS OPERA?

1-DEUS É ESPECIALISTA EM SITUAÇÕES IRREVERSÍVEIS
Marcos 10:27 “ Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.”

O capitão estava tão absorto, preocupado com a crise que assolava Samaria, que não conseguiu enxergar uma saída para um quadro irreversível como aquele, a ponto de desacreditar até mesmo numa intervenção de Deus. Escute: Quantas vezes passamos por algo semelhante, talvez você esteja vivenciando uma situação irreversível, tudo parece não ter jeito, a enfermidade chegou, o filho querido se foi, o casamento acabou, os teus sonhos se perderam, a tempestade se levantou na tua vida... Ouça: DEUS AINDA É DEUS DE PROVISÃO NA TUA VIDA! ELE PERMITE A TORMENTA NA TUA VIDA, NÃO PARA TE DESTRUIR, MAS PARA TE FAZER IR MAIS LONGE! HÁ UMA SAÍDA, UM CAMINHO SENDO PREPARADO BEM AÍ ONDE VOCE SE ENCONTRA ! Vê só (Naum 1:3 “...O SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade,...) Lembro aqui dos discípulos no meio de uma tempestade, tudo que eles entediam de navegação falhou, o quadro era irreversível, mas Jesus veio andando por cima do mar... Ouça: AQUILO QUE TE CAUSA MEDO, QUE ESTÁ TRAZENDO ANGUSTIA AO TEU CORAÇÃO, O MAR IRREVERSÍVEL, ESTÁ DEBAIXO DOS PÉS DE JESUS! OLHE PARA ELE, CREIA QUE ASSIM COMO PEDRO, VOCE VAI ANDAR POR CIMA DESSE MAR! Você pode crer? Não seja como aquele capitão!

A Bíblia está cheia de exemplos com situações irreversíveis, que para os homens era impossível, mas não para Deus, lembra de Adão? Satanás pensou que sua queda era irreversível, que Deus não viria mais falar com Ele, mas de repente a VOZ DE DEUS ecoou no Éden; ADÃO, ADÃO ONDE ESTAIS? Aleluia! COM DEUS HÁ UMA SAÍDA! Por isso satanás tem tanta ira de nós, porque para nós humanos tem misericórdia, mas para anjo caído só resta o inferno(Mateus 25:41 “ ...,para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;”). Então glorifique o Senhor pois para você há misericórdia, há esperança! Pois para nós não existe casos perdidos, irreversíveis. Sabe porque?

2-DEUS É ESPECIALISTA EM USAR COISAS DESPREZÍVEIS

I Cor 1:28 “E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são”


A Bíblia diz que quatro leprosos, homens desprezíveis, condenados a viver longe de tudo e de todos, verdadeiros casos perdidos, mas que o Senhor os escolheu para através de suas pisaduras, fazer todo um exército bater em retirada (II Reis 7:6 - Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós). Ouça: DEUS NÃO USA FORTES, SÓ HÁ UM QUE É FORTE, O SENHOR DOS EXÉRCITOS, Ele multiplicou o ruído dos passos de quatro leprosos para fazer se cumprir a sua Palavra. Deus se utiliza dos desacreditados, para que a Glória seja toda dEle. Quando aqueles quatro “gigantes” chegaram no acampamento dos sírios, grande foi a surpresa! Escute: DEUS ESCOLHEU VOCÊ, NINGUÉM ESPERA GRANDE COISA DE VOCÊ, MAS TE PREPARA; DEUS ESTÁ MULTIPLICANDO TUAS PASSADAS; O INFERNO ESTÁ BATENDO EM RETIRADA; GRANDE SERÁ A TUA SURPRESA! TEM DESPOJO PARA TUA VIDA! Quem sabe você esteja pensando como o capitão, como? Mas, PORVENTURA, SABES TU COMO DEUS OPERA?

ELE ALIMENTA PROFETA COM CORVOS, MULTIDÃO COM CINCO PÃES E DOIS PEIXES
ELE LEVANTA DEFUNTO NO LEITO, NO CAMINHO DO SEPULCRO, ATÉ EM PUTREFAÇÃO COMO LÁZARO
ELE FAZ TEMPESTADE CESSAR, ÁGUA AGITADA DO MAR PÁRA SOBRE SEU COMANDO
ELE ABRE MAR, REPRESA RIOS, FAZ MACHADO FLUTUAR, FAZ A TERRA TREMER, FAZ O SURDO
OUVIR, E NA MESMA HORA FALAR SEM NUNCA TER OUVIDO NENHUMA PRONÚNCIA ..., OH ALELUIA!
ELE NÃO TEM LIMITES PARA OPERAR!

Aqueles leprosos sentaram, comeram e se fartaram do despojo (II Reis 7:9 - Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.)Ouça: Deus te escolheu para ser anunciador de boas novas, TEM PROVISÃO DE DEUS, PARA TODOS OS FAMINTOS ESPIRITUAIS! JESUS = JEOVÁ É SALVAÇÃO!
Os quatro leprosos levaram a BOA NOVA para o rei e seu capitão, que O SENHOR NÃO ABRIU JANELA NO CÉU, ELE FEZ MELHOR , ABRIU UMA GRANDE PORTA NA TERRA, PARA SACIAR SEU POVO. Escute: só Jesus pode saciar a fome da tua alma, Ele mesmo disse: (João 10:9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.). Quantos ainda não atentaram para esta verdade, que é preciso entrar por esta porta, mas infelizmente muitos não crêem e como aquele capitão ficam diante da porta, tão perto e tão longe, não entendem que o Senhor os escolheu. PORVENTURA, SABES TU COMO DEUS OPERA?

3-DEUS É ESPECIALISTA EM REALIZAR COISAS INCOMPREENSÍVEIS

João 13:7 "Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois."

O capitão não creu que Deus era capaz de mudar o quadro, o resultado foi esse (II Reis 7:19,20 - E aquele senhor respondeu ao homem de Deus, e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu poderia isso suceder? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém dali não comerás. E assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou à porta, e morreu.).Ouça: Deus não suporta incredulidade, lembro que quando as mulheres disseram aos discípulos da ressurreição do Senhor, eles não creram; e Jesus lançou-lhes em rosto, vê só! (Marcos 16:14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.) DEUS NÃO SUPORTA INCREDULIDADE! (Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.)

“A incredulidade não dá um passo sem explicações prévias. A fé não interroga, nem calcula, simplesmente confia” (George Muller)
“ Incredulidade não é falha de compreensão intelectual. É desobediência face às ordens claras de Deus.”(G. Campbell Morgan)
“ É a incredulidade que impede nossa mente de voar para a cidade celestial e de andar pela fé com Deus nas ruas de ouro. (A. W. Tozer)
“Só os tolos não mudam de opinião” afirma um provérbio alemão.
"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar." (Francis Bacon)

A incredulidade é algo tão terrível que limita a maneira de Deus operar, lembro quando Jesus voltou a sua terra natal, e muitos não creram nEle(Mateus 13:55-58 - Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.)
Deus quer fazer maravilhas na tua vida, não seja como aquele capitão, alguém que se manteve irredutível, e não pode perceber que PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL, NÃO HÁ LIMITES PARA ELE OPERAR! Lembra de Jó! Ele soube mudar sua forma de pensar a tempo, e diante do magno tribunal disse: (Jó 42:2 - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.)Aleluia!
QUANDO ALGUÉM RECONHECE QUE O SENHOR TUDO PODE, SAIBA, CERTAMENTE ESSE ALGUÉM SERÁ O PRIMEIRO A SER BENEFICIADO.

A VISÃO DE JÓ CONTEMPLOU A GLÓRIA DE DEUS (Jó 42:5 - Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.)
QUEM NÃO QUER TE RECONHECER, VAI TER QUE TE ACEITAR (Jó 42:8 - Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.)
O QUADRO DA TUA VIDA VAI MUDAR(Jó 42:12 - E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.)
O TEU ESTADO SERÁ MELHOR QUE O PRIMEIRO, você pode crer?
PORVENTURA, SABES TU COMO DEUS OPERA?

DEUS É ESPECIALISTA EM SITUAÇÕES IRREVERSÍVEIS
DEUS É ESPECIALISTA EM USAR COISAS DESPREZÍVEIS
DEUS É ESPECIALISTA EM REALIZAR COISAS INCOMPREENSÍVEIS

Pastor Honorato José dos Santos

19 comentários:

  1. Prezado Pastor.

    Seu texto está impecável, exortando em amor para a edificação do Corpo de Cristo.
    Parabéns!
    Gostaria se possível que divulgasse o meu blog no seu espaço, pois também estarei divulgando o seu abençoado blog no meu cantinho.

    Em Cristo,

    ***Lucy***


    P.S.Deixo o convite para visitar um blog que tenho visitado semanalmente, o qual contém mensagens abençoadoras, apesar de algumas serem consideradas polêmicas, porém ricas de entendimento. http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amém , glória a Deus, nada é por acaso . Estava pesquisando algo , quando apareceu mesmo nesta página, parei pra ler , e senti o Senhor falar poderosamente comigo, através desta mensagem.Que Deus continui te usando poderosamente . Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!!! O Espírito Santo do Senhor fala através de palavras tão agradáveis e nos exorta à fé e à confiança em nosso Senhor Jesus Cristo! Estava caída, mas estas palavras me ergueram. Amém, Aleluia e Glória a Deus! Obrigada.

      Excluir
  3. MENSAGEM PROFUNDA, GOSTEI MUITO, ESTOU PESQUISANDO SOBRE ESSE TEXTO DE JÓ 37,15 PARA ELABORAR UMA MENSAGEM, E ACHAI AQUI MUITO ENSINAMENTOS SOBRE O OPERAR DE DEUS. PARABÉNS .

    ResponderExcluir
  4. Amém.. Deus acabou de falar comigo..🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja o nome do nosso Deus. Fiel justo e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  6. Que palavra abençoada,Deus uso o senhor pastor glorificado seja o nome do senhor Jesus .������

    ResponderExcluir
  7. Que palavra abençoada Deus falou forte mente comigo Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  8. Glórias a Deus !

    Os anos passam ,mas a palavra de Deus se renova a cada dia !

    Que Deus continue vos abeçoando mais e mais!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que Deus vos abençoe.que estudo maravilhoso para a glória de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Amém, Deus seja louvado! Meus parabéns pelo tempo dedicado quanto a essa linda e edificante exposição do evangelho do nosso Deus. Continue assim, Deus vai te honrar mais e mais! ��❤

    ResponderExcluir
  11. Aleluia !!!!!! Glória a Deus !!!! É isso mesmo. Palavra no coração.

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus que bênção,estudo abençoado e edificante,Deus abençoe poderosamente

    ResponderExcluir