OBRIGADO POR SUA PRESENÇA AQUI

domingo, 28 de novembro de 2010

RENOVANDO PACTO COM DEUS – Gn 35. 1-7

Introdução: A Bíblia nos revela de capa a capa que Deus é Deus de PACTO = ALIANÇA, na verdade foram oito grandes pactos: O Edênico, o Adâmico, o Noético, o Abraâmico, o Mosaico, o Palestiniano, o Davídico e o Novo Pacto. Cada um deles como um desdobramento de uma revelação crescente do Amor de Deus para com o homem, porém esse “homem” tem quebrado cada Pacto, cada Aliança ... (Oséias 11:7 - “Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.”)

A família de Jacó estava (como muitas Hoje) se desestruturando, e precisamos compreender que o Senhor Deus estava moldando, lapidando aquelas vidas. Havia costumes e crenças que precisavam ser abandonados, tanto que diz a Bíblia que Raquel furtou os ídolos de seu pai Labão (Gn31.19), de modo que a família de Jacó lhe deu muito trabalho, Diná sua filha começou a “sair” com o jovem Siquém e perdeu sua castidade, seus irmãos Simeão e Levi se vingaram agindo de má fé com Siquém não cumprindo o trato, e mataram toda uma cidade...

Jacó temeu a resposta da vizinhança com o massacre de Siquém (Gn34.30 “Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa”), Jacó então é exortado por Deus a voltar a BETEL=CASA DE DEUS, e não só isso; mas HABITAR ALI; e RESTAURAR O ALTAR; RENOVAR O PACTO; A ALIANÇA COM DEUS! OUÇA: Talvez a tua família esteja se desestruturando, talvez muita coisa está acontecendo na tua vida que tem tirado tua paz; mas escute a voz do Senhor Jesus; não é tempo de brincar de ser CRENTE, o teu lugar é na CASA DE DEUS, e não como um turista, NÃO!; é preciso HABITAR, MORAR nos átrios do Senhor, e mais que isso, RENOVAR O PACTO COM DEUS!

Quantos estão criando sua própria religião ou maneira de servir a Deus?. Vemos todo dia o surgimento de uma “nova igreja”, cada uma mais “moderna que outra”, um “crescimento” nada modesto; porém não temos o que comemorar. ( Certo pastor pioneiro da AD de Belém do Pará disse: “Antigamente ninguém queria ser crente, nós éramos perseguidos e chamados de PROTESTANTES, hoje muitos são crentes, e são chamados de EVANGÉLICOS , porém ninguém mais PROTESTA CONTRA O PECADO.”) A “igreja” tem perdido a capacidade de influenciar o mundo, antes tem absorvido costumes e crenças estranhas a Palavra de Deus, mas o Senhor nos exorta a RENOVAR nosso PACTO para com Ele, e é sobre isso que desejo abordar.

- O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ RENOVA PACTO COM DEUS E HABITA NA SUA CASA?

1-A TUA FAMÍLIA É SARADA

Gn35.1 “Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.”

Não há como renovar Pacto com Deus sem que isso implique em mudança de atitude, é preciso “cortar na carne”, ou seja submeter-se aos imperativos do Senhor. Jacó usou de sua autoridade de pai; (aliás todo pai é o pastor da sua casa) TIRAI os deuses estranhos; Deus não divide sua glória com ninguém (Isaías 42:8 “ Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”). PURIFICAI-VOS; ou seja santificai-vos no vosso interior; haja temor=respeito para com próximo e para com Deus; (Hebreus 12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;) Santidade é algo interior que revela no exterior. Precisamos a cada manhã renunciarmos a carne, e buscarmos viver no Espírito (Romanos 8:1 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.) . Vivemos num tempo das meias verdades, pois só guardamos o que queremos ouvir; muitos evangélicos só gravam a primeira parte e esquecem a segunda; da mesma forma os católicos só lembram da primeira parte de (João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)se esquecem da última. Escute é preciso está atento a Palavra, ninguém é abençoado sem se tornar uma benção!; muitos pregam que você tem direito a comer o melhor desta terra, mas diz (Isaías 1:16-19 - Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra”.)
MUDAI as vossas vestes; aquele que é santificado no seu interior exterioriza em toda sua maneira de ser, certamente muitos até concordam com os dois imperativos anteriores, mas quando se trata de vestes as emoções afloram... Escute: Outro dia ouvi um debate num rádio sobre isso, alguém dizendo: “tem gente que tem só aparência, tem roupa de crente, mas não é crente”; note; que todos sabem que “tem roupa de crente”. No entanto preferem assemelhar-se ao mundo; calma! Eu sei que roupa não salva ninguém!, entretanto também sei que aquele que é salvo não pertence mais a este mundo (Jo 17:14 - Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.), nossa Pátria está nos céus, somos peregrinos neste mundo, e quando encontramos alguém de uma outra Pátria detectamos linguajar, sotaque, costumes e vestes diferentes; sempre digo que quem se veste como crente, em todo lugar será reconhecido como irmão ou irmã; sempre será lembrado do parentesco com Cristo; já o contrário; raramente será identificado, pois as roupas quase sempre chamam atenção para sua sensualidade. Ouça: Quem ama vai além do esperado! E certamente encontrará resposta a altura do seu esmero.

Numa loja trabalham vários funcionários, todos fazem o que foram chamados a fazer, mas sempre tem alguém que procura agradar o seu patrão, se esforça, vai além do esperado; todos o chamam de adulador, mas a Bíblia diz (Cl 3:23 - E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,) quem assim faz geralmente é o primeiro a ser promovido. Com Deus não é diferente quanto mais você investir mais retorno terá. (I João 3:22 - E qualquer coisa que lhe pedirmos, dEle a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.). Os filhos de Jacó fizeram o que era agradável a sua vista (Gn 35:4 - Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.)Escute: Nunca é demais agradar o Senhor, enterre tudo, grande será a tua colheita; Deus sabe abençoar quem ousa fazer diferente ( leia Jr 35) Sempre haverá benção para família que assim procede.(Sl 37.4) TUA FAMÍLIA É SARADA! DEUS ENTRA EM AÇÃO SABE PORQUÊ?

2-DEUS INTERVÉM NA TUA HISTÓRIA
Gn 35.5 “E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.”

Aleluia! Você percebe como Deus trabalha a favor daqueles que estão na sua CASA fazendo a sua vontade, renovando altar?. Antes era Jacó que estava com medo, agora O TERROR DE DEUS foi sobre seus vizinhos... Escute: Você é propriedade do Deus Altíssimo quem mexe com você, mexe com ELE (Êxodo 23:22,23- Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.) Oh Glória! DEUS INTERVÉM NA TUA HISTÓRIA! Ele encoraja você e desestrutura o teu inimigo! Lembro aqui de Gideão, só ficou com trezentos; o medo começou rondar seu coração,o inimigo era como gafanhotos em multidão, eram inumeráveis os camelos, como areia da praia, mas o Senhor mandou ele descer até o arraial dos midianitas...e ele escutou a conversa dos sentinelas sobre um sonho(Jz 7:13,14 - Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída. E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial.) Aleluia! DEUS INTERVÉM NA TUA HISTORIA não olhe para circunstancia, DEUS É DEUS DE MARAVILHAS, ELE NÃO MUDOU! Você não vê , mas ACREDITE JÁ SAIU UMA ORDEM AO TEU RESPEITO, AGUARDE A INTERVENÇÃO DO CÉU NA TUA VIDA!

3-O DEUS DA CASA TE ABENÇOARÁ
Gn 35. 7 “ E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão.”

Quem sobe a BETEL=CASA DE DEUS certamente será abençoado pelo EL-BETEL=DEUS DA CASA, Aleluia!, pois Ele se manifesta, se revela como AMIGO no dia da angústia...

Mas de que forma se dá essa benção, como se manifesta?

1) O Senhor muda a tua história!
(Gn 35:10 - E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.)Aleluia! Ele tem um NOVO NOME para VOCÊ, uma NOVA POSIÇÃO, JESUS DE NAZARÉ é um divisor de águas na tua vida, na História, onde Ele chega divide no meio; antes DELE e depois DELE; você nunca mais será o mesmo, (Ap 2:17 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.)
2) O Senhor faz crescer a tua casa! (Gn 35:11 - Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;) Oh Glória! Os teus filhos e toda tua geração serão abençoados na terra, assumirão posição de destaque e honra, serão cabeça e não cauda...
3) O Senhor cumpre sua Promessa na tua vida! (Gn 35:12 - E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra.)Promessa de Deus não envelhece, nem cai no esquecimento; Ele renova Promessa, Ele tem Prosperidade para tua vida! (Rm 8:32 - Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?)DEUS VAI TE DAR O QUE PROMETEU! Aguarda SURPRESA DO CÉU! FIEL É O QUE PROMETEU! ESPERA NELE!!!

O TEU LUGAR É NA CASA DE DEUS, RENOVANDO PACTO DIANTE DO SENHOR, CERTAMENTE:

A TUA FAMÍLIA SERÁ SARADA
ELE VAI INTERVIR NA TUA HISTÓRIA
ELE VAI ABENÇOAR ABUNDANTEMENTE A TUA VIDA

Pastor Honorato José dos Santos

7 comentários:

  1. Obrigada pela visita em meu blog.

    Muito bom descobrir textos edificantes como este seu.

    Que Deus em Cristo vos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Estou retribuindo seu carinho e visita em meu blog. Que Deus o abençoe ricamente.Paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Amém!
    Deus é o Deus que promete sempre o que cumpre!
    Apesar de muitas vezes não merecermos...
    Mas Ele é fiel!!
    :D

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor, meu querido pastor!

    Seu blog é, sem dúvida, um dos mais edificantes que já acessei. Obrigado pela atenção que nos tem concedido. É muito bom saber que podemos contar com o senhor. Deus, em Cristo Jesus, continue abençoando o seu ministério. Medite em Dt 31:6,8.

    Em Cristo,

    Marcos Duarte

    ResponderExcluir
  5. A
    paz do Senhor Jesus em tua vd varão valoroso
    acabei de chegar da igreja e graças a DEUS tive a bhilhante ideia de navegar encontrei estas mensagens lindo muito lindo DEUS te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Pesquisando sobre pactos com Deus achei seu blog, muito interessante. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. mto edificante essa postagens ,me auxiliou em mtas dúvidas que eu tinha,grata a paz.

    ResponderExcluir