OBRIGADO POR SUA PRESENÇA AQUI

sábado, 16 de abril de 2011

DEUS, UM AMIGO INCOMPARÁVEL - Juízes 6. 11-16



Introdução:
A maior tragédia da humanidade tem sido o seu distanciamento de Deus, sua busca desenfreada pelos prazeres mundanos... (Tiago 4:1-5 - De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?)

Quantos tem dado as costas para Deus e a sua Palavra, o Salmo 119.105 diz “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz, para o meu caminho”; veja o que disse o grande filósofo Platão “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”; infelizmente muitos tem se afastado da luz, ignorado a luz, preferindo ser amigo das trevas...

O livro de Juizes é marcado como um período mais negro da história de Israel, pois cada um fazia o que parecia direito aos seus olhos..., nós vivemos num tempo parecido, cada um pensa, e age segundo sua própria justiça..., (Pv 4:25-27 - Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.), (Pv 14:12 - Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.). O povo de Israel estava assim, em DESOBEDIÊNCIA = AFLIÇÃO + POBREZA + MISÉRIA = MORTE, a Bíblia diz que os midianitas afligiam o povo; tudo que se plantava era destruído; de maneira que Israel empobreceu muito, mas diz a Bíblia que os filhos de Israel CLAMARAM AO SENHOR. Oh Glória!, a maior alegria de alguém, a maior esperança de alguém, o maior privilégio de alguém, é ter um amigo a quem recorrer, e quando esse amigo é influente, poderoso e grande em misericórdia; aleluia! Grande é o reboliço, pois os céus pelejam em prol da tua vitória, o SENHOR PELEJA COMO UM AMIGO INCOMPARÁVEL!

MAS COMO OBSERVAMOS TAMANHA DEMONSTRAÇÃO DE AMIZADE?

1-O SENHOR VÊ A TUA DIFICULDADE
(Juízes 6:11 - Então o Anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.)


Existe um Deus que te observa..., quantos imaginam um Deus distante, ausente, indiferente ao teu sofrimento, mas Ouça: O DEUS QUE NÓS SERVIMOS É UM DEUS QUE VÊ! Lembro aqui de uma simples escrava chamada Agar que ao ser afligida por Sarai, foge da sua casa, e estando no meio do nada o Anjo do Senhor viu sua aflição, e ela disse (Gn 16:13 - E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?)Oh Glória! Escute: talvez você não esteja atentando para essa verdade, mas HÁ UM DEUS QUE TE VÊ!; NADA ESCAPA DA SUA VISÃO, ELE CONTEMPLA A TUA VIDA!

(Êxodo 3:7 - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.)
(Marcos 6:48 - E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante.)

O TEU DEUS, O NOSSO DEUS TUDO VÊ!, (I Samuel 16:7 - Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.)
Gideão só via tristeza, fraqueza, dificuldade, impossibilidade...; mas Deus olhou para ele e viu ATITUDE, DETERMINAÇÃO, SUPERAÇÃO, UM VARÃO VALOROSO...; ESCUTE: Deus vê o que ninguém vê, aquilo que nem mesmo conseguimos enxergar; DEUS COMO UM AMIGO INCOMPARÁVEL, nos ensina a descobrir algo que muitas vezes não sabemos, e porque desconhecemos, não tomamos POSSE DA VITÓRIA! Ouça: não conheço você, nem tão pouco o teu problema, mas acredite! DEUS ESTÁ TE VENDO E TE CONHECE!; algo maravilhoso está para acontecer, tudo que estás passando tem um sábio propósito, te fazer entender que O MELHOR DE DEUS ESTÁ POR VIR, sabe porque?

2-O SENHOR VEM TER COM VOCÊ
(Juízes 6:12 - Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.)


Deus não somente vê; ELE VEM!; a iniciativa sempre foi dele, (I Jo 4:19 - Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.) DEUS SEMPRE VEM AO ENCONTRO DOS SEUS, seja no deserto, na prisão, na fornalha, na cova dos leões, no mar revolto, no choro do luto, nada pode impedir sua PRESENÇA GLORIOSA na hora da dor...
Gideão não entendia como o Deus do passado tão poderoso, permitiu tamanha aflição ao povo, (Jz 6:13 - Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.), quantas vezes agimos assim, pensando que Deus nos desamparou; está escrito: (Hb 13:5 - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.), Oh Glória! Você crer nisso?.
Gideão no calor da prova ainda não havia compreendido que quando Deus é conosco, não é no começo, nem no meio da luta que recebemos a coroa, mas no fim. Cada um de nós temos uma história com Deus, (Ap 21:7 - Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.), nós precisamos vencer e como Gidão; não sabemos como!; Gideão não via ninguém para ajudá-lo!; não tinha um braço amigo, um braço familiar influente, um braço de carne e osso..., quantas vezes não nos animamos com a companhia de alguém de carne e osso...; porém o que Gideão precisava como nós; era entender que o BRAÇO INVISÍVEL DO SENHOR, era suficientemente CAPAZ de nos dar a VITÓRIA. (Juízes 6:15 - E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.); Para Deus fazer na tua vida, Ele não depende da tua origem, classe social, nível cultural, NÃO! DEUS É DEUS!

QUANDO ELE VEM, VEM A TUA ALEGRIA
QUANDO ELE VEM , VEM A TUA SAÚDE
QUANDO ELE VEM, VEM A TUA FORTALEZA
QUANDO ELE VEM, VEM A TUA SALVAÇÃO

Aleluia! ELE SEMPRE VEM, ELE NÃO FALHA!, Ele se deleita em ajudar o cansado, em fazer companhia aos desanimados..., Ele não mudou, O SENHOR JESUS SEMPRE VEM...

Jo 11 - Jesus veio quando todos pensavam que era tarde demais...
Mc 6. 48 - Jesus veio quando o vento era contrário...
Lc 24 – Jesus veio no desolador caminho de emaús...
Jo 20.26 – Jesus veio quando todos estavam com medo e fechados....

ELE SEMPRE VEM, Ele não é indiferente, frio, não! Cada dia Ele te VÊ e VEM trazendo consigo A TUA VITÓRIA . Não importa quanto tempo dure, ouça A TUA VITÓRIA VEM! E vem para ficar...

3-O SENHOR PERMANECE CONOSCO
(Juízes 6:16 - E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.)


Ele não te deixa só, Ele vem para ficar! PORQUANTO EU HEI DE SER CONTIGO!; Gideão ficou maravilhado com aquela Palavra, a ponto de oferecer um banquete no meio de uma crise, num momento de extrema dificuldade, Gideão não titubeou, e ofereceu o melhor que tinha (Jz 6:18,19 - Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes. E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu.). Ouça: Ofereça sempre o melhor ao teu alcance, grande será a tua surpresa. Gideão começava a entender que não era tão insignificante assim, tinha UM AMIGO INCOMPARÁVEL!; um AMIGO DE PROVIDÊNCIA veja só:

1°) O SENHOR LEVANTA TUA AUTOESTIMA – Um homem abatido não produz grande coisa..., diz a Bíblia que naquela mesma noite, o solitário Gideão juntou-se com dez homens e destruiu os altares de Baal...(Jz 6. 27,28),

2°)O SENHOR FORTALECE TUA FÉ – Diante da fragilidade humana a misericórdia de Deus nos assiste..., lembra da prova do velo de lã(Jz 6. 36-40)

3°)O SENHOR ENSINA A DEPENDER DELE – Você não precisa confiar no braço de carne e osso..., Gideão agora tinha 32000 homens para a guerra, mas diz a Bíblia (Jz 7:2,3 - E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.)

4°)O SENHOR ENSINA QUE SERVO SEU NÃO SE SACIA DE TODO JEITO – Quantos estão a beber água contaminada..., lembro aqui dos caçadores que ao chegar num barreiro, lago, espana com a mão a pasta, os insetos, filhotes de sapos, para então na concha das mãos saciarem sua sede, diz a Bíblia que só 300 fizeram assim e 9700 voltaram (Jz 7:6,7 - E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar.)

5º)O SENHOR USA A BOCA DO TEU INIMIGO PARA TE ABENÇOAR – Gideão fez prova com Deus com 32000, agora só tinha trezentos, porém o Senhor faz ele entender que o SEU BRAÇO INVISÍVEL, age de modo assombrosamente maravilhoso, diz a bíblia que Gideão desceu ao arraial do inimigo e ouviu(Juízes 7:13-15 - Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída. E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial. E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho, e a sua explicação, adorou; e voltou ao arraial de Israel, e disse: Levantai-vos, porque o SENHOR tem dado o arraial dos midianitas nas nossas mãos.)

6º)O SENHOR CONCEDE VITÓRIA AOS SEUS – Gideão conquistou uma grande vitória, porque compreendeu que tudo é possível ao que crê, bastou buzinas, cântaros vazios e tochas acesas... e a presença do Senhor,
DEUS, UM AMIGO INCOMPARÁVEL,
COM DEUS NÃO EXISTE TEMPESTADE
COM DEUS NÃO EXISTE VENTO
COM DEUS NÃO EXISTE MISÉRIA
COM DEUS NÃO EXISTE MIDIANITAS
COM DEUS EXISTE SOLUÇÃO
COM DEUS EXISTE VITÓRIA PARA TUA VIDA

Quão Grande Amigo é Jesus! ELE TE VÊ, ELE VEM ATÉ VOCÊ, ELE PERMANECE CONTIGO, para te fazer descansar, (João 14:23 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.)
(João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.), se você ainda não o recebeu como amigo, saiba não existe ninguém assim como Ele, pois Ele é,
DEUS, UM AMIGO INCOMPARÁVEL

Pastor Honorato José dos Santos

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor, que Deus continue te fortalecendo cada dia, mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso estudo, Deus te abençoe ricamente pastor

    ResponderExcluir