OBRIGADO POR SUA PRESENÇA AQUI

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

UM SEDENTO TORNANDO-SE UMA FONTE ESPIRITUAL - Jo 7.37,38



 

INTRODUÇÃO: O Senhor Jesus sempre utilizou realidades conhecidas do povo para ensinar realidades espirituais. O ser humano tem uma necessidade gritante de água, na verdade somos um aquário ambulante, cerca  de  75% do nosso peso corporal é água. Os olhos precisam de lágrimas, a boca de saliva, o corpo precisa suar para manter sua temperatura estável, sem falar nos órgãos internos..., sem água, ...perda da coordenação motora, órgãos vitais paralisam...; nosso corpo precisa de água assim como os pulmões precisam de ar. De modo que “TER SEDE”  é um indicador de proteção da parte de Deus. Vê os sintomas: boca seca, dor de cabeça, fraqueza, desmaios...                                                                                                                                                                                             
 Segundo a ONU, cerca de 80 países, hoje enfrentam problemas de abastecimento, mais de um bilhão de pessoas não tem acesso a fontes de água de qualidade. Espiritualmente  falando o quadro torna-se ainda mais caótico porque em todo planeta bilhões de pessoas também não tem acesso a fontes de ÁGUA ESPIRITUAL  de qualidade; e o resultado é um mundo agonizando de sede. Vê os sintomas: preocupação, falta de sono, irritabilidade, ansiedade, mau humor, palpitação no coração, ressentimento, solidão, insegurança... Ouça: VOCE PRECISA SACIAR SUA SEDE INTERIOR!
                                                                                     
No texto que nós lemos, diz que no último dia da FESTA DOS TABERNÁCULOS  – Haviam três festas anuais, PÁSCOA, PENTECOSTES ou PRIMÍSSIAS, e a dos TABERNÁCULOS,  o fim das colheitas.  – Quando eram realizadas muitas cerimônias, entre as quais a libação da água  de Siloé; os sacerdotes traziam um cântaro de ouro do tanque de Siloé em marcha cadenciada ao som das trombetas; e ali derramavam sobre o altar lembrando que a sede no deserto foi saciada por Deus através de uma rocha que Moisés havia ferido. E o texto diz  ( Jo 7:37 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.)Aleluia! Todos se voltaram para Ele! O Senhor exigiu a atenção de todos e disse:  “ Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.” Jesus estava como que dizendo: EU SOU ÁGUA  PARA O SEDENTO, EU SOU A ÁGUA VIVA, ÁGUA ESPIRITUAL, ÁGUA PARA O CORAÇÃO AFLITO. Ouça: Assim como a água é essencial a sobrevivência humana, assim a água espiritual para vida eterna. Então gostaria de destacar três verdades espirituais, três características do Senhor Jesus como água. COMO ÁGUA:

1- ELA VAI AONDE NÃO PODEMOS IR                                                                                             Hb 4. 12 – (Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.)

A Palavra, o Verbo de Deus penetra onde homem algum jamais alcançou..., a água tem uma composição molecular com uma capacidade de infiltração tremenda! Penetra nas rachaduras do coração da terra...         
 Assim é Jesus! Ele passa pela garganta da tua alma, limpa o medo, retira a nódoa da tristeza, Ele faz por sua alma o que a água faz por seu corpo. VOCÊ PRECISA DESTA ÁGUA? Quantos estão vivendo uma vida triste sem esperança, sem razão para existir. Ouça: A ÁGUA SABE AONDE IR! JESUS TAMBÉM SABE, Ele não precisa da sua direção, ELE PRECISA DA SUA PERMISSÃO. Como água, Jesus não entrará a menos que seja sorvido, ou seja, é preciso se render a sua soberania, não basta está na igreja é preciso beber essa água chamada Jesus Cristo!
“SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM E BEBA!” Que convite maravilhoso! Todos são convidados, ninguém é excluído! (Is 55:1 - Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.) Aleluia!                              
 DEUS TEM NEGÓCIO COM OS SEDENTOS!  DEUS NÃO NEGOCIA  SUA ÁGUA, COMO MUITOS ESTÃO FAZENDO HOJE, ENGANANDO OS SEDENTOS DE ESPERANÇA. veja as palavras de Paulo: (II Cor 2:17- Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.) JESUS NÃO PODE SER NEGOCIADO, NÃO HÁ PREÇO, não é algo que o dinheiro possa pagar, nem a miséria não possa alcançar, não! Jesus é uma água ao alcance de todos!       (João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que “DEU” o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.) Aleluia! É UM PRESENTE!  É DE GRAÇA!                                                   
 ELE TEM O QUE  NÃO TEMOS !     ELE FAZ O QUE NÃO PODEMOS!     
 ELE VAI AONDE NÃO PODEMOS IR!
ELE VAI AONDE VOCE NÃO IMAGINA POR AMOR A VOCE! Lembra da mulher samaritana? (Jo 4:4 - E era-lhe necessário passar por Samaria.) Porque era necessário? Um judeu normalmente evitaria aquele caminho, preferia o vale do Jordão. Não era normal um judeu andar por samaria, eles preferiam andar mais  “SE NECESSÁRIO”, então porque “ERA-LHE NECESSÁRIO PASSAR POR SAMARIA?”                                                             
 Porque JESUS VAI AONDE PRECISA SER IRRIGADO! E ali havia uma mulher sedenta. Você está com sede? Certamente! Ninguém pára para ler, ou ouvir algo da Bíblia que não esteja com sede. Então Jesus mais uma vez encontrou um sedento, e quando isso acontece essa ÁGUA ESPIRITUAL age de modo glorioso na sua pluralidade de ação. Porque a medida que sacia a nossa alma, vai interagindo como desinfetante espiritual, tirando o odor do pecado (ONDE ESTÁ O TEU MARIDO?NÃO TENHO MARIDO! – ISTO DISSESTE COM VERDADE.)  e traz o BOM PERFUME DE CRISTO que é a VERDADE. 

2-ELA ENCHE O ESPAÇO VAZIO DO CORAÇÃO HUMANO           
(Gl 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.)

Paulo é um exemplo maravilhoso de alguém cheio da água de Cristo, antes era mais um coração desidratado cheio de uma religiosidade oca, que não produz o efeito necessário ou desejado. Infelizmente as igrejas estão cheias de pessoas vazias de Jesus porque só aprendem a religiosidade exterior, no que diz respeito ao “padrão” no meu caso “assembleiano". Porém reconhecemos que o crente em TUDO PRECISA MOSTRAR DIFERENÇA naquilo que é exterior e no que é interior.  Desçamos a casa do oleiro! Você já viu como o oleiro faz para dar forma ao barro? Ele coloca uma mão por dentro, e outra por fora! Somente assim tem o resultado almejado. Vez por outra me deparo com crentes que pensam que a salvação é resultado de obediência..., mas a Bíblia nos mostra que obediência não é moeda de troca para salvação, é conseqüência natural de todo aquele que sacia sua sede em Cristo. (Ef 2:8,9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;) Ou seja, uma vez cidadão do céu, somos obedientes (Ef 2:10- Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.)
Paulo compreendia e vivia a plenitude da salvação. Você sabe o que é salvação?                                                     
SALVAÇÃO NÃO É SÓ JESUS ASSUMINDO  O NOSSO LUGAR NA CRUZ,                                  
MAS TAMBÉM ASSUMINDO O LUGAR DELE NO NOSSO CORAÇÃO!

É Jesus se instalando, fixando residência no teu interior de forma abundante. Assim como a chuva cai, e a água se infiltra na terra formando um lençol freático, assim Jesus inunda o vazio do coração humano. A mulher samaritana quando sentiu a água espiritual inundando sua alma, diz a Bíblia que deixou o cântaro; ou seja; Jesus passou a ser a coisa principal da sua existência. Ouça: NÃO EXISTE FONTE MELHOR QUE JESUS!   
MUITOS QUEREM MATAR  A  SEDE NO CÂNTARO DO PECADO                                      
MUITOS QUEREM MATAR  A  SEDE NO ÁLCOOL, NAS DROGAS...  
MUITOS QUEREM MATAR  A  SEDE LONGE DA CASA DE DEUS                                             
MAS SÓ JESUS PODE SACIAR A SEDE DA TUA ALMA!

3-ELA BROTA COMO UM RIO                                                                                                          
(Jo 7:38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.)

Jesus disse a samaritana: (Jo 4:14 - Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.) Quando aquela mulher bebeu da água do Mestre por excelência já não podia se conter; um rio começou a brotar do seu coração:                                          
A MULHER QUE EVITAVA AS PESSOAS, AGORA  FOI AO ENCONTRO DELAS                 
A MULHER QUE ADORAVA O QUE NÃO CONHECIA, PASSOU A CONHECER O MESSIAS           
A MULHER QUE TINHA SEDE TORNOU-SE UMA FONTE DE ÁGUA VIVA

Sua mensagem era: ELE SABE TUDO SOBRE MIM, MAS AINDA ASSIM, ELE ME AMA! Aleluia! Ouça: Jesus sabe tudo sobre você, conhece as tuas falhas, vê o teu coração seco, desidratado, sem esperança, mas Ele te ama como ninguém te ama, e deseja que você beba dessa água. Talvez o teu coração esteja seco como um deserto, mas Deus mandou te dizer: EU FAREI DESCER CHUVA A SEU TEMPO, SERÃO CHUVAS DE BENÇÃOS!                                                                                                                                                                                                      
(Ezequiel 34:26-31 - E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas. E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. E lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios. Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.)  Oh Glória! Nada se compara a essa água, pois:

ELA VAI AONDE NÃO PODEMOS IR                                                                                               ELA ENCHE O ESPAÇO VAZIO DO NOSSO CORAÇÃO                                                
ELA BROTA COMO UM RIO

Pastor  Honorato  José  dos  Santos
                                                                             

Um comentário:

  1. Deixo um mimo para você.

    Uma chuva de bençãos desça sobre sua casa!
      
    _..._ ..._(... (  ...).._
      (_....__..._) _(.. (  ...)
      /(_...._)(_...._..._)\
     // / / / / | \ \ \ \
     / / / / | \ \  \
    / /  /  /  | \  \  \
    ♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
    ♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
    ♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥
     ´´´, •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
    ´´´¢/Λ\♥♪♥♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥•
    ´´¢/...\♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥•
    ´¢/๑۩ ๑_\♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
    ¢/¨๑۩۞۩๑_\´♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•|||||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓••••••••••••••••••••
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    A propósito, se ainda não estiver seguindo o meu blog, deixo aqui o convite.

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    P.S. Visite também o blog do irmão J.C. de Araújo:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/
    TEMAS BÍBLICOS E MENSAGENS ABENÇOADORAS.

    ResponderExcluir